quarta-feira, 27 de março de 2013

Os segredos dos médicos ricos – 05


Dificuldades iniciais da profissão.

Como o médico recém-formado vai ter clientes, se ainda não é conhecido no mercado?

Quanto tempo o médico necessitará para ter uma clientela capaz de atingir o ponto de equilíbrio financeiro do negócio?

Como o médico vai sobreviver nesse período de formação de clientela?

Esses são por certo uns dos grandes problemas e entraves para os empreendedores iniciais da profissão médica.

O médico neófito normalmente não tem clientela e para tal feito terá de trabalhar como empregado do sistema público de saúde ou para serviços privados de terceiros. Nessas situações e ocasiões, o médico terá de criar um respaldo social capaz de gerar uma clientela em potencial para o seu negócio. Ou seja, a sua atividade como empregado o fará conhecido e poderá render-lhe clientes para o seu consultório através dos comentários dos seus atuais cientes de terceiros.


A opção de ser empregado nos primeiros anos de atividade médica compreende mais de 80% dos médicos que querem montar os seus negócios próprios.

A formação de uma clientela própria requer no mínimo 02 nos de atuação local e ininterrupta como médico. Antes deste período, já vimos em diversas ocasiões que é quase impossível criar uma clientela própria sem precisar para isso de um alto investimento em marketing e relações sociais.

Normalmente para sair da fase inicial da atividade privada como a montagem do consultório, o médico vai precisar de no mínimo de 12 meses de atuação local e um investimento mínimo de R$ 1.500,00 por mês em ferramentas e mecanismos de marketing e propaganda direcionada. Ou seja, um investimento específico de R$ 18.000,00 ao ano.

Para sobreviver nesse período sem clientela, o médico em voga precisará utilizar o seu lastro financeiro oriundo dos seus empregos. Ou seja, precisará ter algum recurso financeiro para suprir esse período de formatação do seu negócio.

Dificuldades de credenciamento em planos de saúde e convênios médicos também atrapalham bastante nesta fase. O médico iniciante sofre neste processo por não ter experiência comprovada e principalmente, referências profissionais.

Os convênios médicos e planos de saúde estão cheios de solicitações de novos credenciamentos e optam, na maioria dos casos, por os locais onde há carências de determinadas especialidades médicas. Dessa forma, mais de 75% das solicitações de novos credenciamentos não são atendidas pelas operadoras de saúde.

Normalmente o tempo gasto para se obter o credenciamento médico varia de 04 a 09 meses.
Até breve,
R. C. Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário